BREVE HISTÓRIA DO MOVIMENTO FEMINISTA

Os movimentos das mulheres em prol do direito de trabalhar e receber igualmente aos homens começaram a ganhar destaque a partir da década de 1960, pois num período após a Segunda Guerra Mundial houve a necessidade de as mulheres entrarem no mercado de trabalho.
A partir dali o lugar de mulher não era mais em casa, era de extrema importância que a mulher trabalhasse para sustentar seus filhos, sendo assim ela começou a se tornar independente, chegando assim a lugares onde nunca alguma mulher havia chegado.
Neste mesmo período surgiu a pílula anticoncepcional dando ainda mais liberdade as mulheres saindo assim da monogamia e das relações matrimoniais. A partir de então muitas mulheres começaram a protestar em busca dos mesmos direitos dos homens.Coisa que já se passava entre as décadas de 1960 e 1970, esse movimento feminista se juntou a diversos outros movimentos. Devido aos protestos surgiram varias políticas de igualdade que visavam responder aos anseios criados na época. Instituições de defesa dos direitos das mulheres e outros órgãos de natureza governamental passaram a sensibilizar outras parcelas da sociedade com respeito a essa causa. Com isso, observamos que muitas bandeiras de luta passaram a ser prestigiadas pela aprovação de leis específicas.
A partir desse período o feminismo começa a perder força, pois, haviam obtido êxito em grande parte das solicitações, entretanto ainda há muita coisa a ser feita, as mulheres ainda não tem os mesmos direitos e deveres dos homens.

Por Rainer Gonçalves Sousa(Adaptado)

0 comentários:

Postar um comentário